Giggle Tweens

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Festas temáticas - Arraial

Sardinha assada, bailarico nas ruas, manjericos e versos populares: ass im é a tradição portuguesa no mês de Junho. Que tal organizares um arraial em tua casa e festejares o teu aniversário em grande? Se não fazes anos, aproveita um dos feriados dos santos! Organizámos para ti um arraial brutal, com bailarico, jogos e muita tradição. Agora só tens de pensar em quem vais convidar, pois desde a decoração divertida até aos jogos espectaculares, nós pensámos em tudo! Prontos para arrasar? Vamos a isso!

Roupa

Pede aos teus amigos para irem o mais confortáveis possiveis pois esta festa vai por toda a gente a mexer!
E depois...quem disse que o confortável não está na moda? :)

Prémios

No final da festa dá aos teus amigos uma pequena lembrança. Porque não um kit Arraial? É só usar a imaginação, desde aos prémios das rigas, rebuçados, gomas ou um manjerico...

Decoração

Um arraial é muito fácil de preparar, pois as decorações fazem parte da festa e a comida é quase toda feita na hora como parte dos festejos.
A primeira coisa a fazer: falar com os teus pais, pedir autorização e combinar tudo... Parece-te estranho estarmos a falar de um facto óbvio? É que nesta festa é especialmente importante, pois existe fogo envolvido Não te assustes! Não estamos a pensar em pegar fogo à casa, mas um arraial digno desse nome deve ter uma fogueira, nem que seja pequena, para saltar! Depois há velas e brasas.

Vais ter de arranjar também um local para assar ou grelhar febras e, se estás decidido a ter uma fogueira, um local apropriado para esta.

Comida

Aperitivos: Linguiça assada, amendoins, tremoços e azeitonas. Do mais típico e simples que há. A verdade é que são um vício, depois do primeiro, não conseguimos parar! Se quiseres, podes variar com nozes, passas, amêndoas, pistachios, pinhões e por aí fora.

Prato Principal: Fatias de pão alentejano onde pões febras ou salsichas assadas em cima. Podem acrescentar rúcula e depois é ao gosto de cada um: mostarda ou ketchup. Para acompanhar: maçarocas e espetadas de tomate cherry, mozzarella e manjericão.

Sobremesa: Mousse de morango e mousse de chocolate branco. Em vez de optares por uma forma grande, põe logo em copos pequenos que podes decorar com uma flor de papel crepe, acompanhada de um verso.

Ideias para te divertires

Cá está a parte essencial para o teu arraial ser um arraso total! A primeira coisa a fazer é veres onde colocar cada um dos jogos e verificar se tens algum local para fazeres uma fogueira com segurança.

Saltar à Fogueira

Hoje em dia, com medo dos incêndios, tem-se perdido um pouco este costume mas, desde que se tenham as devidas precauções, não há problema. Aliás, sabias que é um costume muito antigo? Com mais de 2.000 anos? Pois é! Não sentes que há algo de poderoso em repetir um ritual tão antigo assim? Junho é o mês do solstício do Verão e, nesta altura, era costume acenderemse fogueiras de forma a invocar a fertilidade e a abundância do Verão.
Para fazê-la, além de precisares de um adulto por perto, a área escolhida deve estar completamente limpa e não pode haver nada que possa arder numa zona próxima. Agora é só colocar acendalhas, pinhas, lenha miúda e lenha um pouco maior para construir a fogueira. Podes rodeá-la com pedras grandes à volta. Para dar um toque final e prestar homenagem aos costumes antigos, junta rosmaninho à fogueira. Quando estiver acesa, vais ver o cheirinho

Rifas

Faz uma razia aos objectos velhos da tua casa e depois ataca uma loja de chineses ao pé de ti. Objectivo: arrecadar o maior número de objectos pirosos para a tua rifa. Agora é só atribuíres um número a cada objecto e dispô-los num lugar que todos vejam. Para as rifas: corta papéis coloridos, escreve com uma caneta cada um dos número e dobra. Agora, junta os papéis todos dentro de um balde ou tigela e cá estão os prémios dos jogos! Um espectáculo!

Latas

Só precisas coleccionar latas de todos os tamanhos e feitios durante uns tempos. Depois de retirares o papel, cola papel colorido daquele utilizado para proteger livros. Arranja uma mesa baixinha, faz uma montanha com as latas e, a uma distância de pelo menos cinco metros, é ver quem tem a melhor pontaria! O objectivo é derrubar o maior número de latas com uma bola pequena: cada jogador tem direito a três tentativas e quem deitar abaixo as latas ganha dinheiro (falso) para poder comprar uma rifa.

Esponjas

Com um pedaço grande de cartolina, ou vários colados, pinta bonecos. No lugar das caras, corta um círculo. Este é o local onde um dos jogadores põe a cara, enquanto outro tenta acertar-lhe com uma esponja molhada.

Apanhar Maçãs

Para este jogo, precisas de um alguidar com água, maçãs e um prato com farinha. O objectivo é tentar apanhar uma das maçãs que está a flutuar no alguidar, com as mãos presas atrás das costas. Em seguida, devem apanhar com a boca um dos papéis da rifa que está enterrado num prato cheio de farinha. Vamos ver quem sai daqui mais limpinho.

Bailarico, quadrilha, etc.

Claro que não vai poder faltar um pouco de música e animação! Arranja um CD com músicas típicas e vai ser só rir. Aproveita para jogarem jogos como O Bom Barqueiro , Pisa-Pés , Cadeiras e outros.
Voltar  
Contactos | Copyright © 2007-2011 - Giggle Soluções de Lazer Lda - Todos os direitos reservados